segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vasco 3 x 0 América - MG segunda rodada do brasileirão 2011


Rodrigo Caetano comenta recuperação do Vasco após queda para Série B


Segunda-feira, 30/05/2011 - 11:54

A vaga para a final da Copa do Brasil não serve apenas para Vasco e Coritiba comemorarem a possibilidade de um título inédito, mas também para comprovarem a superação de duas equipes campeãs brasileiras, que chegaram a amargar uma recente queda para a Série B e hoje estão em alta. Pouco tempo depois de uma fase com muitos problemas dentro e fora de campo, os clubes vivem um momento de entusiasmo com a proximidade de uma conquista histórica. 

De 2003, quando foi campeão carioca, para cá, o time da Colina conquistou apenas o título da Série B, em 2009. Agora, vê uma grande chance de acabar com a incômoda marca. Neste período, o clube sofreu muito com as constantes brigas políticas e o rebaixamento no Brasileirão 2008. Um ano depois, Rodrigo Caetano, diretor executivo, não chegou a montar uma grande equipe, mas apostou em um grupo liderado por Carlos Alberto para conquistar a Segundona e trazer o Cruz-Maltino de volta. Deu certo. 

Com o retorno à elite do futebol nacional, o Vasco passou um 2010 morno, sem conquistas ou grandes riscos. Este ano, após um início preocupante no Campeonato Carioca, o time subiu de produção após a chegada de Ricardo Gomes para o lugar de Paulo César Gusmão e a contratação de reforços como Diego Souza, Alecsandro e Bernardo. Além disso, o clube acaba de repatriar um dos maiores ídolos da torcida: Juninho Pernambucano.

Coxa tenta esquecer o vandalismo da torcida na queda em 2009

O momento também deve ser muito comemorado pelo Coritiba, que passou por muitos problemas após a queda para a Série B em 2009 e as lamentáveis cenas de vandalismo após o jogo contra o Fluminense, que selou o descenso. O clube foi punido com a perda do mando de campo em dez jogos e R$ 5 mil de multa, impostos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Mas 2010 foi o ano da volta por cima. No estadual, o título veio de forma antecipada em cima do Atlético-PR. Com a punição imposta pelo STJD, o Coxa teve que começar o Brasileirão da Série B longe do Couto Pereira. Por isso, mandou seus jogos na Arena Joinville, em Santa Catarina. Mesmo assim, o time comandado por Ney Franco conseguiu seu objetivo e conquistou o título com sobras.

Além do atual treinador da Seleção Brasileira Sub-20, outro nome menos conhecido também ajudou muito neste processo de reconstrução. Ex-funcionário do Vasco, Felipe Ximenes, coordenador de futebol do Coxa, foi um dos responsáveis pela montagem da equipe que obteve 24 vitórias consecutivas e superou o recorde que era do Palmeiras, de 22, na temporada de 1996. Além disso, o time foi bicampeão paranaense, invicto.

Na semana do primeiro jogo da grande final da Copa do Brasil, o GLOBOESPORTE.COM conversou com oshomens que coordenam o dia a dia do futebol de Vasco e Coritiba. Confira as respostas na entrevista abaixo. 

Qual foi sua maior dificuldade nesse período no clube?

Rodrigo Caetano: O início com a Série B. Ninguém imagina o que era para nós entrar em uma competição podendo ter apenas um resultado. Não era só subir, tinha de vencer. O clube vivia com muita dificuldade financeira, falta de credibilidade no mercado... A gente tinha de trazer jogadores que estavam dispostos a aceitar o desafio, e não os que o clube gostaria de contar. Quando saí do Grêmio, sabia da dificuldade, mas não imaginava encontrar um cenário tão ruim. Muitos trabalharam para que o clube pudesse dar a volta por cima, e só quem passou por aqui sabe das dificuldades. Em 2010, o ano foi de afirmação, com altos e baixos. A questão financeira também sempre foi um problema. Mas agora tudo está alinhado e caminhando bem. Isso tem reflexo em campo. Quando conseguimos cumprir todas as obrigações com funcionários e jogadores, tudo tende a dar mais certo. A perspectiva de futuro é ainda melhor.

Felipe Ximenes: Aplicar uma nova metodologia de ação no departamento de futebol de um grande clube é um desafio imenso, intenso e diário. Penso que a integração de todos os setores do clube em torno da causa de reconstrução do Coritiba foi o maior desafio enfrentado até agora.

Imaginava disputar a final de uma competição tão importante pouco tempo depois de voltar para a Série A?

RC: A Copa do Brasil esteve perto em 2009 Ali, sim, não imaginávamos e por pouco não eliminamos o Corinthians na semifinal. Deixamos a competição invictos. Ano passado, esperávamos um resultado melhor e ficamos nas quartas. Está batendo na porta há muito tempo. O que eu percebo é que nos planejamos para chegar aqui, e agora espero poder realizar esta história. Nosso planejamento também se iniciou em 2009. Hoje temos uma mescla de jogadores que viveram aquele ano, outros que chegaram no ano passado e ainda alguns no decorrer desta temporada.

FX: Chegar à disputa de uma competição nacional como a Copa do Brasil era um desejo antigo de toda a torcida coxa- branca. É motivo de orgulho, porém pela grandeza do clube, já deveria ter acontecido antes. Por ser uma competição de estratégia e não de regularidade, penso que o fato de termos disputado a Série B no ano passado não influenciou muito.

Qual seria a importância do título da Copa do Brasil para você?

RC: É um sentimento duplo. Primeiro, a satisfação de ver todo o planejamento sendo realizado. Este é o ápice de um ciclo. Vamos ter tranquilidade para projetar o clube no próximo ano, fora o retorno ao maior torneio de clubes da América do Sul (Libertadores). Segundo, o sentimento pessoal. Passa um filme das dificuldades que vivemos aqui e esse filme nos dá muito mais força nesses dias. Estas cenas precisam servir de combustível para todos. É difícil mensurar isso, mas a ansiedade já toma conta de todos nós. Tem de tentar ser o mais profissional possível para ansiedade não atrapalhar. Lembrar também que o Coritiba vive o mesmo sentimento. Mas espero que desta vez não bata na trave

FX: Ficarei muito feliz, mas trabalho em um clube de aproximadamente 1 milhão de torcedores, com vários investidores (temos vários parceiros, mas gostaria de citar um parceiro paranaense importante que é a LA Sports, uma empresa que acreditou no projeto quando poucos estavam ao nosso lado), uma carta de quase 30 mil sócios, um grupo de atletas e funcionários que absorveu o projeto de corpo e alma e uma diretoria que dedica tempo e abdica de seus trabalhos para o clube. Sinto-me uma peça importante desta engrenagem, mas muito pequena perto da grandeza do clube. 

Qual o percentual de participação da sua função nessa boa fase do clube?

RC: É difícil definir esse grau de participação no resultado. Acho que a função de executivo vem ganhando espaço no futebol, vem sendo reconhecida. Viu-se hoje que os clubes necessitam de profissionais na área de gestão. Cada um coloca a sua contribuição: diretoria, comissão, jogadores... A exigência profissional hoje faz com que as coisas sejam divididas. Antes, o treinador era responsável pelo insucesso, mas hoje não é assim. Sou mais um suporte, um staff importante para comissão e para os atletas. Estou no dia a dia com eles e faço a ponte para os outros ramos do clube. Ficaria muito feliz com o título, seria o gostinho de dever cumprido.

FX: Eu me dedico ao Coritiba na totalidade de meu tempo e acredito fazer um bom trabalho, mas não me sinto à vontade para esta avaliação.

Até que ponto o resultado dessa decisão influencia seu futuro no clube?

RC: Vasco e Coritiba cumpriram quase o mesmo caminho, mas aqui com mais apelo, torcida, visibilidade, responsabilidade e pressão também. Mas o meu futuro não está à frente do futuro do clube. No momento, tudo é secundário. Se conquistarmos o título, aí sim individualmente podemos nos dar o direito de pensarmos algo diferente. Mas só lá na frente. Com toda sinceridade, agora não há como falar nada.

FX: O mais interessante deste questionamento é o que ele representa: o resultado se sobrepõe ao trabalho. Não gostaria que o meu futuro profissional estivesse muito atrelado à conquista ou não de um título. Prefiro pensar no que esta conquista poderá representar no futuro do Coritiba.

Fonte: GloboEsporte.com

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Soberano, Vasco vence o Avaí por 2 a 0 e está na final


25/05/11, 23:40

Soberano, Vasco vence o Avaí por 2 a 0 e está na final

Vasco se impõe, derrota o Avaí na Ressacada e garante vaga na final da Copa do Brasil

Imprimir Soberano, Vasco vence o Avaí por 2 a 0 e está na finalImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
O Vasco não tomou conhecimento da pressão na Ressacada, se impôs desde o início da partida e derrotou o Avaí por 2 a 0, gols de Revson (contra) e Diego Souza, na noite desta quarta-feira. O resultado colocou o time cruzmaltino, pela segunda vez na sua história, na grande final da Copa do Brasil.


O time do Vasco, de uma maneira geral, fez uma grande partida, mas com destaques para Eduardo Costa, Felipe, Alecsandro, Eder Luís e, principalmente, Diego Souza.

O título da competição será inédito para o Vasco, que esteve na decisão de 2006, mas acabou derrotado pelo Flamengo. O Avaí, mesmo eliminado, teve a sua melhor participação na Copa do Brasil.

O sorteio dos mandos de campo para a finalíssima acontece na tarde desta quinta-feira, na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O primeiro jogo acontece na próxima quarta-feira, enquanto o segundo será realizado dia 8 de junho.

Porém, antes de pensar na decisão, o Vasco tem compromisso pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 18h30, os cariocas recebem o América-MG, em São Januário. O Avaí, que agora só tem o Nacional pela frente, encara o Atlético-MG, no sábado, no mesmo horário, na Ressacada.

O gol do Vasco, logo aos três minutos, foi determinante para o rumo da partida. Com a vantagem de inicio, a equipe carioca simplesmente ficou absoluta. O Avaí sentiu o golpe e até criou, mas a sorte não estava ajudando. Para piorar a vida dos catarinenses, Diego Souza marcou o segundo gol antes do intervalo.

Precisando virar para conseguir sua vaga na final, o Avaí retornou para o segundo tempo com um único objetivo: atacar. Pressionou, mas o Vasco soube conter o ímpeto dos catarinenses, administrou o resultado e saiu classificado da Ressacada.


Fonte: Uol
Mais notícias sobre: VascovenceAvaíRessacadaCopa do Brasil

terça-feira, 24 de maio de 2011

Roberto Dinamite diz que não abre mão do título da Copa do Brasil


Roberto Dinamite diz que não abre mão do título da Copa do Brasil


Terça-feira, 24/05/2011 - 13:15

Vasco lançou nesta terça-feira a campanha "Eu abro mão", ação de marketing que quer mobilizar seus torcedores para deixar gravadas as palmas das mãos nos muros de São Januário. O objetivo do clube é gravar 1923 marcas nos muros. O número é uma referência ao ano em que o Vasco se recusou a demitir 12 atletas negros, como exigia a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, e foi campeão. 

O presidente do clube, Roberto Dinamite, foi o primeiro a ter as mãos gravadas no muro de São Januário. Quando falou sobre a Copa do Brasil, Dinamite brincou com o slogan da campanha e disse que "não abre mão do título". Na quarta-feira, o time enfrenta o Avaí, em Florianópolis e precisa de uma vitória ou um empate a partir de 2 a 2 para disputar a final contra Ceará ou Coritiba. 

- Não abro mão (do título). Nos preparamos, estamos confiantes e vamos fazer o possível para que tudo ocorra da melhor maneira e a gente vença - afirmou. 

Até junho, outros torcedores poderão gravar as suas mãos para participarem da campanha. Para saber como participar, eles podem entrar no site www.facebook.com/Penaltybr. As mãos dos torcedores que forem selecionadas serão impressas no estádio eletronicamente. 

- O futebol é paz e tolerância. Com isso (a campanha), o Vasco reforça os princípios de democracia e liberdade de expressão e o mais importante que é o respeito e a boa convivência - disse Dinamite.

Dúvidas na equipe

O time viajou na segunda-feira para Florianópolis e treina nesta terça na capital catarinense. O técnico Ricardo Gomes não confirmou ainda quem entrará na lateral direita e no meio-campo. A dúvida está entre Fágner e Allan na lateral e Fellipe Bastos ou Eduardo Costa ao lado de Rômulo na cabeça de área.

Autor de dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Ceará na estreia do time no Campeonato Brasileiro, o meia Bernardo deve continuar no banco.

Fonte: Globo Online

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Confira ficha e foto dos jogadores do Salgueiro que virão para o Vasco


Confira ficha e foto dos jogadores do Salgueiro que virão para o Vasco


Segunda-feira, 23/05/2011 - 18:02

AlexsonALEXSON

Nome: Alexson do Nascimento Lima
Nascimento: 03/12/1992 (18 anos)
Local: Salgueiro (PE)
Altura: 1,79m
Peso: 71kg
Posição: Meia



DandanDANDAN

Nome: Anderson Philippe dos Santos Alves
Nascimento: 03/05/1992 (19 anos)
Local: Salgueiro (PE)
Posição: Atacante 





RafaelRAFAEL

Nome: Rafael André do Carmo
Nascimento: 19/05/1992 (19 anos)
Local: Salgueiro (PE)
Altura: 1,79m
Peso: 75kg
Posição: Atacante




Fonte: Divulgação Site SalgueiroAC.com

domingo, 22 de maio de 2011

Ricardo Gomes elogia Bernardo: 'Hoje foi muito bem'


Ricardo Gomes elogia Bernardo: 'Hoje foi muito bem'


Sábado, 21/05/2011 - 21:15

Se Ricardo Gomes já era cobrado por não efetuar o apoiador Bernardo no time titular, após outra grande atuação do meia essa pressão tem tudo para aumentar. Autor de dois gols na vitória vascaína sobre o Ceará, pela estreia do Brasileiro, o camisa 31 vem pedindo passagem. Apesar disso, o treinador do Gigante da Colina não garantiu a escalação do jovem no time titular: 

- Ele teve um início muito bom, vem crescendo e hoje foi muito bem. Isso é bom, mas não é só o Bernardo não, outros fizeram um bom jogo. Essa concorrência leal é benéfica para o grupo - disse o comandante cruzmaltino, em entrevista ao Sportv.




Fonte: Supervasco (texto), Globo Vídeos (vídeo)



Ceará 1 x 3 Vasco com time reserva


21/05/11, 20:34

Vasco vence de virada o Ceará na estréia do Brasileirão

Em jogo de reservas, Bernardo decide e Vasco bate Ceará de virada

Imprimir Vasco vence de virada o Ceará na estréia do BrasileirãoImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
Após sair em desvantagem no marcador, o Vasco venceu o Ceará por 3 a 1, neste sábado, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes entraram em campo com equipes mistas, pois estão poupando seus jogadores para as semifinais da Copa do Brasil, que acontecem na próxima quarta-feira.


O zagueiro Cléber abriu o placar para o Ceará já no segundo tempo, mas o meia cruzmaltino Bernardo tratou de marcar dois gols e virou o marcador. Um minuto antes do final do jogo, Jeferson ainda marcou o terceiro gol do Vasco e selou a vitória.

No meio da semana, o Ceará enfrenta o Coritiba, no Paraná, e o Vasco encara o Avaí, também fora de casa. Pelo Brasileiro, os cariocas recebem o América-MG no próximo dia 29 (domingo), enquanto os cearenses viajam a Porto Alegre para jogar contra o Inter.


Fonte: Terra

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Veja a campanha de Mano Menezes no comando da seleção


19/05/11, 17:05

Mano se prepara para estreia em casa e pede apoio da torcida

Técnico se prepara para comandar a seleção brasileira dentro de casa pela primeira vez na carreira

Imprimir Mano se prepara para estreia em casa e pede apoio da torcidaImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
Sucessor de Dunga após a Copa do Mundo na África do Sul, Mano Menezes se prepara para comandar a seleção brasileira dentro de casa pela primeira vez na carreira. Antes do confronto com a Holanda no Serra Dourada, marcado para o dia 4 de junho, ele pede o apoio da torcida.


"É diferente jogar aqui, sem dúvida. O torcedor brasileiro é mais inquieto no nosso país, é normal. É importante o torcedor assumir sua parcela neste processo, que é ajudar a seleção das arquibancadas criando um ambiente favorável. Às vezes, não conseguimos jogar tão bem, mas o torcedor pode dar carinho e compreensão", disse.

Antecessor de Mano Menezes, Dunga conheceu a ira da torcida e chegou a ouvir os gritos de "adeus" das arquibancadas. Diante do comportamento do técnico durante o Mundial, a rejeição da opinião pública aumentou ainda mais em um processo que culminou com a demissão após a eliminação diante da Holanda no Mundial.

A menos de um mês de estrear em casa, Mano se diz preparado. "Não estou mais ansioso do que é ser técnico da seleção. Em casa ou fora, temos que ter um nível satisfatório de ansiedade. Não podemos nos acomodar com as situações e nem ficar satisfeito com pequenas melhoras", afirmou.

Desde que Mano Menezes assumiu o comando, o time nacional já atuou nos Estados Unidos, nos Emirados Árabes, na Inglaterra (duas vezes), no Catar e na França. Em seis confrontos, o técnico acumula um retrospecto de quatro vitórias e duas derrotas.

Diante do algoz de Dunga, Mano procura conter o sentimento de revanche. "O torcedor é inteligente a ponto de saber que não iremos recuperar aquele resultado", ponderou. "Entendo que estamos pensando de forma semelhante, é só ver a relação que o técnico da Holanda fez. Ele também convocou jogadores que atuaram na Copa", completou.

Veja a campanha de Mano Menezes no comando da seleção:

Brasil 2 x 0 Estados Unidos (Nova Jersey-EUA)
Brasil 3 x 0 Irã (Abu Dhabi-EAU)
Brasil 2 x 0 Ucrânia (Deryby-ING)
Brasil 0 x 1 Argentina (Doha-CAT)
Brasil 0 x 1 França (Saint-Dennis-FRA)
Brasil 2 x 0 Escócia (Londres-ING)


Fonte: Gazeta
Mais notícias sobre: Manose preparaestreiaem casaapoiotorcida

terça-feira, 17 de maio de 2011

Governo apresentou projeto da nova cobertura do Maracanã


Governo apresentou projeto da nova cobertura do Maracanã


Terça-feira, 17/05/2011 - 20:35

Num evento inédito no Tribunal de Contas da União (TCU), e com toda pompa e circunstância, autoridades do governo do Rio entregaram na manhã desta terça-feira, à Corte, o projeto de reforma do Maracanã. Estavam presentes quase todos os ministros do tribunal e secretários do governo fluminense, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e muitos assessores. O secretário Ícaro Moreno, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), foi o responsável pela apresentação do projeto, exibido num telão num auditório do TCU. O custo total de toda obra será de R$ 956,7 milhões. A previsão anterior era que a reforma do Maracanã custaria pouco mais de R$ 700 milhões. 

As autoridades justificaram o encarecimento da obra às permanentes exigências da Fifa e também o preço dos equipamentos importados, responsáveis por 47% do total das despesas. Ícaro afirmou que o aumento da obra ficou em torno de 35% da proposta original e que a lei permite, nesta fase, um adendo de até 50% do valor total. O ministro Valmir Campelo, responsável pela análise das obras da Copa de 2014, disse que o Rio estava na legalidade. 

- A lei permite - disse Campelo, que elogiou a iniciativa do Rio em entregar a proposta e chamar representantes do TCU e da CGU para a cerimônia.

O governador Pezão garantiu que a obra não ultrapassará o custo de R$ 1 bilhão.

-Vamos lutar para baixar um pouco. O Maracanã vai ficar melhor que Wembley (na Inglaterra), considerado o melhor do mundo e que custou R$ 3 bilhões sua reforma. Teremos uma arena moderna. É um estádio para Copa e para as Olimpíadas (2016). O Maracanã tem uma taxa de ocupação de 120 eventos por ano. Nenhum cidade no mundo terá a programação do Maracanã nos próximos 30 anos - disse Pezão. 

As autoridades do Rio também tiveram que explicar sobre a demolição da cobertura do Maracanã, que não estava previsto. Ícaro explicou que, durante as obras, detectou-se que o estado da estruturas era péssimo e que não tinha condições de aproveitar.

- O concreto era o pior do que se imaginava, de recuperação dificílima. Havia o indicativo da demolição. Foi a maior sinuca de bico - disse.

- Foi sofrível a demolição da cobertura. Os técnicos disseram que ia desabar - afirmou Pezão.

No lugar, será construída uma nova cobertura, que também encareceu a obra. O custo da cobertura representa 27% do total da obra.

O novo Maracanã terá capacidade para 78.639 torcedores e toda obra consumirá 173.320 sacos de cimento. Serão construídos 110 camarotes - vips e very vips -, quatro conjuntos de rampa, serão instalados 16 elevadores e 12 escadas rolantes. A dimensão do campo será reduzida dos atuais 113 m x 78 para 105 x 68. O número de bares saltará de 24 para 60, o de banheiros de 228 para 231, o de vasos sanitários de 761 para 927, o de mictórios de 542 para 747. 

Para demonstrar o estado precário da estrutura do velho Maracanã, as autoridades levaram para o TCU pedaços de concreto e da estrutura metálica anterior.

Projeto da nova cobertura do Maracanã
Projeto da nova cobertura do Maracanã
Projeto da nova cobertura do Maracanã
Projeto da nova cobertura do Maracanã
Projeto da nova cobertura do Maracanã
Projeto da nova cobertura do Maracanã
Projeto da nova cobertura do Maracanã
Projeto da nova cobertura do Maracanã
Projeto da nova cobertura do Maracanã
Projeto da nova cobertura do Maracanã
Projeto da nova cobertura do Maracanã
Projeto da nova cobertura do Maracanã


Fonte: O Globo online



Projeto da cobertura do Maracanã é divulgado. Estádio pronto em 2012


17/05/2011 16h42 - Atualizado em 17/05/2011 19h43

Projeto da cobertura do Maracanã é divulgado. Estádio pronto em 2012

‘Vamos entregar a mais moderna arena do mundo’, garante Luiz Fernando Pezão, vice-governador e secretário de Obras do Estado do RJ

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Um novo Maracanã será entregue aos cariocas em dezembro de 2012. Com cobertura nova, o estádio, que servirá de palco para a final da Copa do Mundo de 2014, se tornará mais moderno, confortável e seguro. E, para isso, serão investidos R$ 956.787.720,00 nas obras, cujo o orçamento final foi apresentado nesta terça-feira, em Brasília, pelo vice-governador e secretário de Obras do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, pelo presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), Ícaro Moreno, e pela secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins, aos técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU).
- Vamos entregar a mais moderna arena do mundo que está sendo preparada para receber a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, atendendo aos requisitos da FIFA e do Comitê Olímpico Internacional (COI). Nós somos a primeira cidade a apresentar o projeto executivo. A reforma do Maracanã, que recebe cerca de cem eventos por ano, custará menos de R$ 1 bilhão. Enquanto a construção e a reforma do Wembley, na Inglaterra, que promove 16 eventos anuais, foi orçada em R$ 3 bilhões - afirmou o vice-governador, que apresentou aos técnicos as plantas da reforma.
maracanã novo projeto (Foto: Divulgação)Novo Maracanã será entregue em 2012 (Foto: Divulgação)
De acordo com a secretaria de obras, os trabalhos para reforma do Estádio Jornalista Mário Filho estão dentro do cronograma. Na semana passada, as fundações para as novas arquibancadas e as rampas de acesso externas começaram a ser construídas. Cerca de 90% da parte interna, incluindo arquibancadas, vestiários, banheiros, salas de rádio e camarotes, já foram demolidos. Os 800 profissionais responsáveis pelas melhorias do estádio estão trabalhando em dois turnos: das 7h às 17h e das 19h às 5h.
maracanã novo projeto (Foto: Divulgação)Maracanã terá capacidade para 80 mil pessoas
(Foto: Divulgação)
O valor orçado para a reforma ficou acima do esperado, por causa da necessidade de substituir a cobertura existente. A atual marquise foi condenada por laudos de órgãos nacionais e internacionais. Uma estrutura em lona tensionada, aprovada pelo Iphan por não descaracterizar a atual, vai proteger os torcedores da chuva e do calor. A estrutura tem durabilidade de 50 anos e garantia de 15 anos. Além de recursos estaduais, há um financiamento realizado junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
- A nova cobertura, que teve toda a sua estrutura aprovada, terá condições de luz mais uniformes, borda externa mais baixa e flexibilidade plena para instalação de equipamentos. Serão seis semanas para levantar a nova cobertura. Na demolição, podemos ver o quanto a marquise atual está degradada. Todas as premissas devem ser entregues até o dia 15 de junho. - explicou Ícaro Moreno.
Maracanã receberá certificação ambiental
Transformar o Maracanã em um estádio ecologicamente correto também está entre as prioridades do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O projeto, preparado segundo o sistema Leardership In Energy and Environmental Design (LEED), prevê a utilização de dispositivos economizadores de água e a implantação de um sistema de captação de água de chuva, resultando em uma economia de 50% no que se refere à irrigação do gramado. Além disso, um moderno sistema de iluminação ajudará a reduzir o consumo de energia em 6%. Serão 23.500 luminárias econômicas de LER.
Mais conforto para os torcedores
A capacidade do novo Maracanã, antes prevista para 76.525 cadeiras, será aumentada para 80 mil lugares. Para oferecer mais conforto aos torcedores, serão construídos 110 camarotes, entre as arquibancadas superior e inferior, e quatro conjuntos de rampas; instalados mais onze elevadores, totalizando 16, e seis escadas rolantes, aumentando para 12; aumentado a distância entre as cadeiras de 48cm para 50cm; e colocados assentos rebatíveis nas novas cadeiras. O estádio contará com 3.860 alto-falantes, 314 câmeras de segurança, 360 monitores de TV, quatro telões e 36 mil metros quadrados de área refrigerada.
maracanã novo projeto (Foto: Divulgação)A nova cobertura do Maracanã usará a água da chuva para irrigar o gramado e alimentar os banheiros. Projeto visa economizar 50% do consumo de água no estádio (Divulgação)
As obras também vão permitir ao torcedor assistir aos jogos em uma posição privilegiada e, como nos estádios americanos e europeus, ficar mais perto do campo. A parte inferior, onde ficavam as cadeiras azuis, será elevada em cerca de cinco metros. A parte superior vai avançar 12 metros em direção ao campo. O padrão de visibilidade determina que todos os espectadores possam enxergar sobre a cabeça do torcedor sentado duas fileiras à frente, em uma linha reta.
A setorização, que permite ao torcedor saber como chegar à área de arquibancada, facilitará a saída do estádio, que deverá ocorrer em apenas oito minutos. Já o gramado será mais resistente e adequado ao clima brasileiro. A construção de um túnel de acesso ao campo, além da readequação dos quatro existentes, também está entre as novidades. A área da imprensa recebeu um centro de mídia, com áreas de redação, estúdios e um auditório com 450 lugares, além de um espaço dedicado à transmissão que será acomodada no anel superior.
- A apresentação do projeto de reforma tem um conteúdo simbólico e prático. Serve de referência para outras obras que serão realizadas para a Copa do Mundo. O Rio de Janeiro demonstra total transparência no uso dos recursos públicos. Até hoje, o governo estadual ainda não precisou captar muitos recursos da União. Do orçamento total, que podia ultrapassar 50%, o Estado do Rio utilizou 35% - disse o presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, depois da apresentação do projeto executivo.
maracanã novo projeto (Foto: Divulgação)Maracanã terá 112 camarotes (Foto: Divulgação)


 

sábado, 7 de maio de 2011

Brahma vai reformar sala de musculação de São Januário


Brahma vai reformar sala de musculação de São Januário


Sexta-feira, 06/05/2011 - 17:22

Após reformar o vestiário e a sala de imprensa, a Brahma junto com a diretoria do Vasco escolheu uma nova benfeitoria em São Januário: a sala de musculação. Iniciativa é resultado da parceria da marca com o clube, que teve início em 2010.



A Brahma e o Vasco apresentam os próximos passos do projeto de revitalização de São Januário, que terá uma estrutura no mesmo nível dos clubes europeus, proporcionando mais conforto e melhoria no desempenho dos atletas. Após reformar o vestiário e a sala de imprensa, resultado de uma votação pela internet com participação dos torcedores, a sala de musculação também passará por mudanças. Com equipamentos de última geração, a sala terá seu espaço atual ampliado, proporcionando mais conforto para os atletas, com sistema de refrigeração e TVs de LCD. Além disso, será feita uma modernização no piso e a decoração será feita com espelhos e imagens do clube. O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, comenta mais esta novidade no clube de São Januário. 

- O vestiário e a sala de imprensa foram sucesso. Agora chegou a vez da sala de musculação. E as melhorias em São Januário não param por aí. Espero que essa parceria com a Brahma dure muito tempo e que fique cada vez mais forte. A Brahma tem sido uma grande parceira do clube e do torcedor vascaíno - elogiou o presidente. 

O gerente de marketing da Ambev, Rafael Pulcinelli, ressaltou a importância desta parceria.

- Entregaremos uma sala de musculação de primeiro mundo com equipamentos modernos e um espaço mais amplo assim como fizemos com o vestiário. O objetivo é aumentar ainda mais o desempenho do time. Com atletas bem preparados, certamente o futebol ficará ainda melhor de ser jogado. O Vasco entendeu nossa forma de trabalho. Queremos ir além do patrocínio nos moldes tradicionais e deixar um legado para o clube e sua torcida - explica Pulcinelli. 

Fonte: Site oficial do Vasco (texto), GloboEsporte.com (foto)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Flamengo vence Vasco


01/05/11, 18:34

Nos pênaltis, Flamengo vence Vasco, conquista Taça Rio e o Estadual

Como conquistou o primeiro turno, o time da Gávea obteve a conquista sem necessidade da final.

Imprimir Nos pênaltis, Flamengo vence Vasco, conquista Taça Rio e o EstadualImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
O Flamengo é mais uma vez campeão estadual. Após o empate em 0 a 0 no tempo normal, o Rubro-Negro conquistou  o título após vencer o Vasco por 3 a 1, neste domingo, no Engenhão. Como conquistou o primeiro turno, o time da Gávea obteve a conquista sem necessidade da final.



Enquanto o clima de decisão estava no ar, o forte calor que fazia no Rio de Janeiro não dava trégua aos jogadores, que adotaram uma estratégia de estudo no começo. Tanto Ronaldinho Gaúcho quanto Felipe eram bem marcados e chances para os artistas secundários poderiam surgir.

Mais bem organizado, o Vasco nitidamente começava melhor o confronto e explorava o lado em que Rodrigo Alvim marcava presença. Eder Luis se posicionava nas costas do lateral e tentava aproveitar os espaços.

Jogador que tinha sua escalação ameaçada, Ronaldinho Gaúcho era bem marcado. Antes da parada técnica, Galhardo assustou pela primeira vez Fernando Prass. Aos 22, Thiago Neves, sozinho, não conseguiu cabecear da maneira desejada.

Aos poucos, o Flamengo melhorava e equilibrava o jogo. Prova disso é que Botinelli perderia a melhor chance da partida, aos 25. Do lado de fora das quatros linhas, Ricardo Gomes e Vanderlei Luxemburgo travavam um duelo à parte. Os dois se ‘esguelavam’ com os seus comandados.

O segundo tempo começou e uma falta infantil de Allan poderia ter saído caro para o Vasco. Porém, Fernando Prass, com grande defesa colocou a bola para escanteio a falta cobrada por Ronaldinho Gaúcho, apagado na partida.



Também discreto, Felipe tentava armar as jogadas de ataque já que Diego Souza, mais uma vez, não conseguia mostrar bom futebol. Apesar de mostrar vontade, o camisa 10 deixava a desejar no ponto de vista técnico.

Na etapa final, a partida mostrava uma queda e o grande número de faltas não deixava o jogo fluir. O nervosismo , o excesso de cadência e passes errados prejudicavam a final. A esta altura, alguns gritos por Bernardo já eram escutados no Engenhão. Aos 25, o pedido foi atendido.

Logo em seu primeiro lance, o garoto arrematou para a grande defesa de Felipe, que se mostrava totalmente recuperado de um problema no ombro após choque com Alecsandro no primeiro tempo.

Aos 27, Ronaldinho Gaúcho solou Anderson Martins e cometeu uma falta violenta. Porém, o lance foi ignorado pelo árbitro, que sequer deu amarelo. O Flamengo tinha mais a posse de bola e ameaçou muito quando, aos 34, avançou do seu campo e obrigou Fernando Prass a aparecer novamente.



O ritmo do jogo já mostrava que a decisão do segundo turno do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro seria decidido no pênaltis. Os avanços eram mais comedidos e a equipes pareciam ‘satisfeitas’ com o empate. Antes, porém, aos 45, Thiago Neves quase consagrou, mas a bola acabou saindo. Logo depois, Willians e Allan discutiram e foram expulsos.

Nas penalidades, Elton, Bernardo e Fellipe Bastos perderam as suas chances e o Flamengo acabou sendo o campeão estadual do Rio de  Janeiro após penalidade cobrada por Thiago Neves.

Fonte: Uol